Notícias

Em 2021, o PIX continua evoluindo com novas funcionalidades

Cerca de 6 meses após o lançamento, o PIX se consolida como um dos principais meios de pagamento do Brasil. A facilidade e instantaneidade da operação faz com que os números não parem de crescer em relação aos tradicionais TED e DOC.

– Mais de 80 milhões de usuários cadastrados.
– Mais de 133 milhões de contas cadastradas. 
– Mais de 328 milhões de transações realizadas. 
– 751 total de participantes diretos e indiretos, entre bancos comerciais, cooperativas de crédito, instituições de pagamento, entre outros.

O PIX é uma inovação desenvolvida pelos Analistas do Banco Central. Desde 2018, centenas de Analistas estão trabalhando na criação deste meio de pagamento instantâneo que está revolucionando o sistema financeiro brasileiro. Neste ano, o PIX vai continuar evoluindo e ganhando novas funcionalidades que vão fortalecer a inclusão financeira e promover ainda mais benefícios à população. 

– Conta Salário com PIX: inclusão da conta salário na lista de contas que podem utilizar o PIX.
– Integração dos aplicativos das instituições com a lista de contatos nos smartphones: mais facilidade para identificar os usuários que aparecem nos contatos e possuem o celular como chave PIX.
– Possibilidade de devolução ágil de recursos pela instituição recebedora: em casos de suspeita de fraude devidamente provada ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes.
– PIX por aproximação: mais facilidade e conveniência.
– Iniciador de pagamentos no PIX: desenvolvimentos que seguirão o cronograma estabelecido no Open Banking vão permitir que os iniciadores possam ser participantes do PIX, agregando ainda mais competitividade na prestação de serviços de pagamento. 

Duas grandes inovações que serão implementadas no segundo semestre de 2021 foram colocadas em consulta pública, para que os brasileiros possam contribuir na construção da solução: O PIX Saque e o PIX Troco. 

– PIX Saque: mais uma opção para o consumidor obter dinheiro em espécie e para facilitar a gestão de caixa do lojista. Esta operação também poderá ser realizada em caixas 24h e nas redes de caixa eletrônico de instituições financeiras. 
– PIX Troco: nesta operação, a obtenção de dinheiro em espécie está associada a realização de uma compra ou prestação de serviço. 

Para participar da Consulta Pública do PIX Saque e PIX Troco, que está aberta até 09 de junho, acesse: https://www3.bcb.gov.br/audpub/AudienciasAtivas?3

O sucesso do PIX também está atraindo novas instituições, o que torna o sistema mais robusto e eficiente. O processo de adesão é permanente e sempre novos pedidos de adesão estão sendo avaliados pelo Banco Central. O PIX é um grande exemplo da qualidade do trabalho e do compromisso dos Analistas do Banco Central com o desenvolvimento do país. A sua execução, num tempo recorde em plena pandemia e com elevados índices de segurança, demonstram a importância de um quadro de servidores capacitados e com autonomia para implementar inovações e tomar decisões técnicas que modernizam o sistema financeiro do Brasil.