Notícias

ANBCB repudia atos contra a democracia

A Associação Nacional dos Analistas do Banco Central do Brasil condena veementemente os atos de vandalismo praticados por criminosos nas respectivas sedes dos três poderes da República Federativa do Brasil.

Expressamos total repulsa à intolerância e ao desrespeito às regras e aos princípios democráticos do Estado de direito. Os golpistas desafiam o quadro de estabilidade institucional que deve ser prezado por todo cidadão.

É igualmente inadmissível o ataque ao patrimônio histórico e cultural brasileiro acumulado ao longo de várias gerações desta nação.

Apoiamos toda a apuração dos responsáveis, sejam lideranças políticas, empresariais e demais autoridades que se mostraram omissas diante de tal quadro de depredação. Os prejuízos materiais e imateriais são de difícil reparação.

Além disso, a ANBCB relembra a competência e dever do Banco Central do Brasil e de seu corpo de Especialistas, como signatário do GAFI (Grupo de Ação Financeira), para agir em situações como as registradas ontem, adotando todos os instrumentos legais necessários para combater o uso criminoso do sistema financeiro para fins de financiamento de atos golpistas, antidemocráticos e que claramente objetivaram impor a barbárie em nosso país.

Hoje e sempre, tais atos não podem ser relativizados, pois representam violência a toda sociedade brasileira. Continuaremos sempre a lutar por um ambiente de diálogo e respeito e entendemos que, dentro ou fora do ambiente do Banco Central do Brasil, não podemos tolerar ações dessa natureza.