Notícias

No Banco Central, conhecimento se transforma em inovação 

Hoje, vivemos numa constante evolução tecnológica. No sistema financeiro não é diferente. E, para antecipar cenários econômicos e desenvolver inovações, como o PIX e o Open Finance, é preciso muito estudo, pesquisa e trabalho dos Analistas do Banco Central.

A realização de pesquisas é uma aliada estratégica no assessoramento às políticas monetárias, estabilidade financeira e eficiência bancária. Também fornece modelos econômicos e ferramentas para a tomada de decisões, permitindo uma visão mais ampla dos contextos nacional e internacional. 

Muitos estudos de Analistas são convertidos em artigos e divulgados em renomadas publicações nacionais e internacionais, como o Journal of Economic Theory, o Journal of Monetary Economics, entre outros.

Na agenda de pesquisa para 2021 a 2024, o Banco Central definiu três grandes áreas: Macroeconomia, finanças e política monetária; Sistema Financeiro Nacional: eficiência, estabilidade e seus efeitos na economia real; e Inovação tecnológica.  

Para estar preparado para diversas inovações tecnológicas, como o real digital e novas funcionalidades do Pix, é preciso um quadro qualificado de Analistas formado por PhDs, mestres, doutores e pós-doutores. Todo esse conhecimento teórico ajuda na prática o sistema financeiro nacional a melhorar a vida de milhões de brasileiros.  

Conheça algumas pesquisas

Os bancos com maior gasto com TI antes do surto de Covid-19 foram menos afetados. É o que mostra o artigo “O poder de mercado dos bancos e a pandemia de Covid-19“.

Existem notas de real com e sem verniz, e a adoção do verniz aumentou a proteção contra sujeira e desgaste. Acesse “Qual a efetividade do verniz presente em algumas cédulas de real?“.

O aumento da competição bancária pode incrementar o desenvolvimento financeiro de um país. Saiba mais no artigo “Qual a relação entre um mercado financeiro concentrado e o desenvolvimento financeiro de um país?“. 

Esses são apenas alguns exemplos do extenso trabalho de pesquisa realizado pelos Analistas do Banco Central. Veja onde você pode acessar outros materiais. 

Série de Trabalhos para Discussão: https://www.bcb.gov.br/publicacoes/serietrabalhosdiscussao.

Conferências, Seminários e Workshops: https://www.bcb.gov.br/publicacoes/csw .

Publicações externas: https://www.bcb.gov.br/publicacoes/publicacoesexternas .

Relatório de Pesquisa em Economia e Finanças: https://www.bcb.gov.br/publicacoes/relatorioeconofinancas .

Portal de Pesquisa do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/publicacoes/pesquisa .

Os Analistas do Banco Central sabem que o aumento de bem-estar por meio do acesso e uso adequados de produtos financeiros é uma meta mundial. Entre 2000 e 2015, o Brasil teve um grande processo de inclusão de cidadãos no sistema financeiro em instituições financeiras que vão muito além do banco tradicional. Ao mesmo tempo, a inovação tecnológica aumentou a velocidade e a complexidade das transformações. Neste contexto, o conhecimento é um aliado estratégico para o fortalecimento do sistema financeiro nacional.