Notícias

Serviços digitais do Banco Central facilitam a vida do cidadão

Os Analistas atuam de forma decisiva para o cumprimento das atribuições do Banco Central do Brasil, trazendo inovações muito úteis como o PIX e o Open Banking. No entanto, serviços digitais disponíveis gratuitamente e on-line que ajudam muito a vida do brasileiro não são tão conhecidos. Saiba mais sobre alguns deles.

Registrato: Funciona como uma central de informações financeiras. Você tem acesso a dados importantes da sua vida financeira, como empréstimos e financiamentos em seu nome, suas chaves PIX cadastradas, contas bancárias abertas e dívidas no Cadin Federal em seu nome, além de operações de câmbio realizadas. Isso é fundamental para você ter um raio-x financeiro e também para acompanhar se foi realizada alguma operação indevida em seu nome. Consulte o Registrato periodicamente. Acesse https://www3.bcb.gov.br/registrato/login/.

Informações: O Banco Central tem um canal online de informações sobre direitos e deveres na relação entre cliente e instituição financeira, serviços essenciais e gratuitos para a conta corrente e informações sobre tarifas. Acesse https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/direitosdeveres.

Calculadora do Cidadão: Aplicativo que simula operações financeiras do seu dia a dia. Você fornece as informações e a calculadora fornece valores de referência como resultado. Você pode calcular o rendimento de aplicações, valores de financiamento, correção de valores por taxas como inflação, Selic, entre outras possibilidades. Acesse https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/calculadoradocidadao. Também disponível em aplicativo (iOS e Android).

Ranking de Reclamações: Permite ao cidadão conhecer as instituições financeiras mais reclamadas. Acesse https://www.bcb.gov.br/estabilidadefin…/rankingreclamacoes.

O Banco Central, com o trabalho de seus Analistas, busca garantir que você consulte suas informações financeiras de maneira ágil, prática e extremamente segura. Para conhecer todos os serviços digitais do BCB, acesse https://www.gov.br/pt-br/temas/meu-bc-servicos-digitais.